quinta-feira, 1 de março de 2012

5 lições de vida...

Muita gente já me ensinou muita coisa. Mas eu tive cinco lições que creio que todos deveriam saber desde pequenos:
Primeiro, tem gente que está no mesmo lado que você mas deveria estar do outro lado, igualmente, tem gente do outro lado que deveria estar do seu.
Segundo, não dá pra fazer nada sozinho. Não queira fazer as coisas sozinho, simplesmente porque outras pessoas não concordam com seu ponto de vista. Seja flexível, mas também saiba expor suas ideias. Trabalho em equipe é cada um ajudar o outro, não os outros te ajudarem para você fazer o que é seu.
Terceiro, idade não define maturidade, mas define experiência. Não seja tão presunçoso e pense que você é o pioneiro daquela ideia. Provavelmente seus pais já fizeram a mesma coisa, e sabem a consequência de terem feito. Quando se vai por um caminho doloroso, e vê alguém indo pelo mesmo caminho, avisá-lo que é doloroso não é insinuar que a pessoa é incompetente, e sim que o caminho não é o certo. Para ser bem sincero, certo e errado são palavras vazias, significam tanto que não significam nada. Maturidade vem da experiência, e experiência você ganha com a idade. Você não pode se dizer maduro só porque simplesmente nada deu errado pra você. Bom senso é algo traiçoeiro, você não pode confiar unicamente nele, você deve usá-lo em conjunto com suas experiências.
Quarto, quando se faz a coisa certa, dificilmente as pessoas vão perceber que você fez alguma coisa. Às vezes, vão dizer que você não fez nada, quando na verdade, você foi o único que de fato fez.
Quinto, você pode até querer ficar em cima do muro. Ser neutro. Mas uma hora ou outra, você terá que tomar decisões que vão magoar pessoas. Você pode escolher não escolher, o direito é seu, mas essa é a pior escolha, pois aí ambos os lados serão prejudicados.